Salve salve galera, sejam bem-vindos a mais um vídeo! Dessa vez eu venho falar sobre dois cuidados básicos na hora de empreender. O primeiro cuidado é sobre a “síndrome do Pink e o Cérebro” e o segundo sobre contar com o ovo XX da galinha.

O Pink e o Cérebro era um desenho animado da Warner, em que a cada episódio dois ratinhos criavam diferentes maneiras para conquistar o mundo, mas acabava que nunca conseguiam. Essa história é perfeita para ilustrar um dos principais conselhos na hora de empreender.

E já para a história do ovo XX da galinha, eu voltei lá em 2007 quando o Shai Agassi fundou a Better Place.

Transcrição e links relevantes:

Salve, salve, sejam todos bem-vindos ao canal do Validation Rocket. Eu sou o Dan, e aqui nesse canal compartilho com você casos de sucesso, casos de fracasso, dicas, ideias e insights para que você possa tirar seu projeto do papel e botar esse negócio para funcionar de verdade, para decolar o seu projeto.

Esse é o propósito desse nosso canal aqui do Validation Rocket. Se isso tá conectado com o que você tá buscando, se você tá querendo ficar à frente dos demais, os seus concorrentes e etc, não se esquece de se inscrever aqui no canal, aqui embaixo e ative as notificações para você sempre estar atualizado com os conteúdos que eu mais pesquiso, que eu colocar aqui no canal. O vídeo de hoje é para falar sobre dois cuidados básicos que você tem que ter quando tá tentando tirar seu projeto do papel, ou quando você já tirou outros projetos do papel e esse projeto deram certo.

O primeiro cuidado é para você evitar a síndrome do Pink e o Cérebro. Porra Dan, mas o que que é a síndrome do Pink e o cérebro? Eu não conheço nem o Pink e o cérebro quanto mais a síndrome do Pink e o Cérebro! Calma… já vou contar pra você com detalhes o que isso significa na prática. E o segundo cuidado que ainda vou compartilhar com vocês nesse vídeo, é contar com o ovo no c* da galinha! E eu vou usar como pano de fundo a história de um cara chamado Shai Agassi e uma empresa que ele fundou lá em 2007 chamada Better Place, lá nos Estados Unidos. Então vamos lá, vou te contar o que significa a síndrome do Pink e o Cérebro.

Primeiro ponto: Pink e o Cérebro…Dan não faço a menor ideia do que significa Pink e o Cérebro. Pink e o Cérebro era um desenho animado da Warner, que chegou a passar aqui no Brasil lá na década de 90 e etc. Eram dois ratinhos e todo episódio esses dois ratinhos tentavam conquistar o mundo, e claro, nunca , nunca dava certo o que eles que eles tinham, os planos que eles bolavam ali. Só que todos os dias ele tentavam dominar o mundo…e é a isso, por isso que eu chamo isso de síndrome do Pink e Cérebro. A gente tá dominado, a gente vê casos como o Uber, AIBNB, o Facebook…caras que conquistaram o mundo em um curto período de tempo que as vezes a Microsoft e a Apple levaram anos, décadas às vezes para fazer, esses caras fizeram em questão de alguns pouquíssimos anos. Quatro, cinco, seis anos e a gente acaba olhando esses tipos de cara e achando que vai ser sempre assim com os nossas próprias ideias.

A síndrome do Pink e o Cérebro é exatamente isso: tentar construir um negócio megalomaníaco desde o primeiro dia do projeto. Ótimo… sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Excelente…só que executar grande e executar pequeno é muito diferente, são coisas completamente diferentes. Executar grande, principalmente para nós que estamos começando e etc é muito difícil. Tem que se fragmentar e fazer tudo de maneira pequenininha, passo após passo. sabe aquele negocio de passos de criança engatinhando? é exatamente isso. E a síndrome do Pink e Cérebro não é restrita aos Estados Unidos, ao Brasil. Todo mundo, todo mundo ao redor do mundo algum momento da vida vai ser acometido pela síndrome do Pink e o cérebro. E a gente precisa evitar esse tipo de abordagem.

A Better Place que eu comentei agora no comecinho do vídeo com vocês, é que foi fundada por um cara chamado Shai Agassi, ela sofreu disso. O Shai Agassi acabou trazendo essa questão, dominado pela pela síndrome do Pink e Cérebro quando ele fundou a Better Place. A Better Place tinha o objetivo de construir ou fabricar baterias elétricas para veículos elétricos. ela não fabricava veículos como a Tesla nos Estados Unidos faz, ela só queria fazer as baterias. E a proposta era fazer parcerias com as grandes montadoras, ou pelo menos com as principais montadoras do mundo, que fabricariam carros, que já estariam prontos para receber a bateria da Better Place.

Excelente, no plano é ótimo. E aí como eles sabiam que carregar uma bateria, as vezes a gente tá no celular e o jeito que irrita esperar uma hora, uma hora e meia para carregar, você imagina o que é esperar horas pra um carro tá pronto para gente dirigir. Ele ainda propôs a espalhar de diversas estações Better Place em que você não só carregaria, ou melhor, você não carregaria ou recarregar a bateria do seu carro, você simplesmente trocaria. Então era um aparato tecnológico gigantesco que vinha por baixo, tirava a bateria usada e colocava uma nova. em menos de 5 minutos você tava de volta na estrada, de volta na cidade dirigindo. excelente… mas o que que aconteceu ? Ele tentou dominar o mundo muito rápido. Ele queria fazer isso em vários lugares ao mesmo tempo.

Ele começou em Israel, que foi a pista de teste dele lá no começo apesar de ser uma empresa que foi fundada nos Estados Unidos. Ele tentou fazer isso Israel, espalhou um monte de postos, só que o negócio não foi para frente, a Better Place deu errado e levou com ela 850 Milhões de Dólares de investidores . É muito dinheiro, e realmente isso aconteceu, isso foi para o saco. Cara, tem um monte de questões tecnológicos… o Shai Agassi era mesmo megalomaníaco pelas coisas que a gente encontra na internet, comentários e críticas que que chovem. Até hoje existem muitas coisas a relação a isso. Ele é um cara legal, mais além disso. E assim a despeito das questões tecnológicas envolvidas nas baterias elétricas e imagina, se hoje até a Tesla sente algumas dificuldades para botar os carros em volume no mercado, imagina a mais de 10 anos atrás, que foi quando a Better Place foi fundada. Então, tirando isso, ele tentou abraçar muita coisa ao mesmo tempo.

Então, evitar a síndrome do Pink e o cérebro é fundamental se você quer tirar o seu projeto do papel e transformar isso em realidade. Pense grande, pense muito grande, mas não se esqueça que executar pequeno é a chave do negócio. Transformar o projeto grandão em pequenos pontos power executáveis. Não adianta achar que a gente vai conseguir abraçar o mundo porque isso não acontece.

E o segundo ponto que eu trago desse vídeo para você é aquela história de contar com o ovo no c* da galinha. Nossa Dante que pesado isso! É pesado mas é a realidade. É isso que realmente acontece num monte de casos espalhados por aí. Eu só peguei o da Better Place porque realmente é muito emblemático, mas existem milhões de outros casos, pelo menos uma centena que eu conseguiria listar de cabeça que aconteceu, esse negócio de contar com o ovo no c* da galinha.

O que isso significa ? Na verdade são dois subpontos dentro dessa categoria. Primeiro: O Chai Agassi era uma celebridade na década de 2000. Porque que ele era uma celebridade? Porque ele era engenheiro lá, formado em Israel, então já era já era aquela questão do Israel e que lá conseguiu conquistar no mundo aí, os benefícios eles trazem para a humanidade até hoje. Mas o cara, ele era um empreendedor serial junto do pai dele, eles abriram e Venderam várias empresas de tecnologia de mídia e etc. Então ele era super referenciado por isso, além disso ele chegou ao alto escalão SAP, aquela empresa de tecnologia alemã. Inacreditável! alto calão, empreendedor, serial… tudo ao mesmo tempo, realmente são coisas muito raras. E lá na década de 2000 ele ainda foi considerado um dos influenciadores de tecnologia, um dos maiores influenciadores de tecnologia. Ele tava na lista dos 100 caras que tavam ali bombando naquela época.

Então, tudo isso, todo esse histórico dele acabou influenciando ele acreditar que a Better Place seria um projeto infalível. E como eu já disse a Better Place morreu e queimou 850 milhões de dólares. Nem o passado de sucesso desse cara fez com que o projeto desce certo. Então essa é primeira subcategoria do contar com o ovo dentro da galinha. Cara, é super massa ter empreendido um ou mais negócios e essas coisas terem dado certo, mas não podemos assumir nunca que é garantido, que o sucesso vai ser sempre uma máxima na nossa vida empreendedora. Pode ser que dê errado e pode ser realmente que a gente perca dinheiro. Mas não é esse o grande lance por trás do empreendedorismo. A gente tem que ter sempre dúvida, mas dúvida saudável, uma dúvida gerenciada, que vai nos proporcionar ou vai nos impulsionar para ajeitar para as mais importantes para validar. Sabe aquela história de preciso testar para ver se vai funcionar mas eu preciso testar um pedacinho e não projeto inteiro que eu acabei de falar? É exatamente isso! O cara empreendedor serial, chegou a ser alto executivo da SAP e mesmo assim o projeto não foi para frente.

E o outro grande ponto para encerrar esse vídeo com vocês sobre a Better Place, sobre o Shai Agassi, sobre o Pink e o Cérebro e ovo no c* da galinha é que… pra que o projeto desse certo, ele precisava que as montadoras não adaptassem os carros para a bateria da Better Place, mas precisava que as montadoras construíssem carros ao redor da Better Place, da bateria da Better Place. E O que que você acha que aconteceu ? Já dei o spoiler no próprio vídeo… deu tudo errado, porque ele não conseguiu encaixar. n consegui encaixar Na verdade uma única montadora e essa única montadora não construiu um carro específico para bateria da better Place. O que ela fez foi única e exclusivamente, adaptar o carro, era um Renault Fluence. E adaptar de uma maneira realmente bastante questionável. não era nada super extraordinário, era até meio feio visualmente falando. Ele simplesmente não conseguiu fazer as parcerias.

E aí você imagina… ele quase parafraseou o Ford. O Ford lá atrás disse que o carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto. O Shai Agassi fez a mesma coisa, ele foi dominado aí ou contou com ovo no c* da galinha. Você pode ter um carro elétrico que você desejar, desde que seja o Renault Fluence com a bateria Better Place. Ele contou que as montadoras viriam aos baldes para ajudá-lo nessa campanha, para colocar na frente e no final das contas acabou não dando certo. então é exatamente isso a respeito disso que eu queria compartilhar com vocês nessa experiência que a gente tirou, que eu tirei da trajetória do Shai Agassi e da Better Place.

Cara, a síndrome do Pink e Cérebro, toma cuidado com isso. É legal pensar grande, mas executar pequeno é ainda mais relevante. Prometer demais e entregar de menos é uma maneira muito triste, muito triste da gente queimar o nosso filme, da gente queimar o nosso negócio, e não chega a lugar nenhum. E o outro, o ovo no c* da galinha … cara, legal que a gente tenha um passado de sucesso, esteja tendo sucesso agora, mas isso não nos garante nada. a gente tem que continuar trabalhando duro, cada vez mais duro, validando etapa por etapa para chegar diante na jornada. e a mesma coisa em relação a contar que os parceiros vão sempre está ao nosso lado. Cara, muitas vezes isso não vai acontecer a gente precisa galgar nossos passos devagarzinho.

Espero que esses dois cuidados façam sentido para vocês. Não deixem de comentar, dá um like se você gostou que a gente tá aqui para atender e para responder cada um dos comentários de vocês. Mais uma vez muito obrigado por estar aqui no canal do Validation Rocket. Não esquece de se inscrever, ative as notificações e eu vejo você no próximo vídeo. Um grande abraço e bons negócios!

Assine o Canal do YouTube e saiba como empreender e inovar sem sofrimentohttps://bit.ly/2GgdiV7

Cadastre o seu e-mail e receba conteúdos quentíssimoshttps://bit.ly/32t3MaC

Baixe nossos materiais exclusivos e de graçahttps://bit.ly/2VY4eOx

Pra mais dicas de empreendedorismo e inovação acessehttps://bit.ly/2GgdiV7

Dicas em textoshttps://www.validationrocket.com/blog

Quer empreender e inovar e não consegue sair do lugar?! Conheça a metodologia revolucionária Validation Rocket, o passo-a-passo definitivo para você conquistar o estilo de vida que sempre desejou através do empreendedorismo e da inovação.

Baixe gratuitamente no link a seguir o KIT VR, que contem exatamente o que você precisa para começar agora mesmo. Download do KIT VR: https://bit.ly/2VY4eOx

Acompanhe novos conteúdos em:

– YouTube: https://bit.ly/2GgdiV7

– Instagram: https://www.instagram.com/dantelopesoficial/

– Facebook: https://www.facebook.com/danlopesvr

– LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/dante-lopes-669a7835/

– Blog: https://www.validationrocket.com/blog

Tem mais dúvida? Comente aqui ou mande e-mail!

Dúvidas/Comercial: contato@validationrocket.com